quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

COSTA VERDE DIMINUI



Acabo de ler no competente blog 'AngraNews', em matéria extraída do portal 'G1', que o novo mapa oficial do estado do Rio de Janeiro foi lançado nesta quinta-feira (16), com algumas alterações geográficas. São elas: a delimitação da nova composição da Região Metropolitana e a localização no mapa do traçado do Arco Metropolitano, projeto que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 
Os municípios de Itaguaí e Maricá voltaram a pertencer à Região Metropolitana em 2009. Com isso, o novo mapa apresenta a região da Baixada Litorânea com uma área menor, já que perdeu Maricá. O mesmo acontece na região da Costa Verde, que também reduziu com a saída do município de Itaguaí da área.

OPINIÃO
-----------------------
Eu não tenho conhecimento jurídico quanto a possibilidade de perdas econômicas com esse redesenho geográfico, mas vou consultar. Caso haja algum leitor ao alcance deste blog que tenha tal informação, por gentileza -contribua. O fato é que, há muito tempo as questões tratadas de maneira regionalizadas -tipo consórcios intermunicipais- pelos municípios da região da Costa Verde, não tem levado em consideração o município de Itaguaí, ao menos -à título de formalização dos convênios; entretanto, por essa nova questão geográfica, o tratado geopolítico pode vir à ser repensado, e talvez as perdas comecem a ser contabilizadas à partir daí. vale relembrar, neste contexto, o fato de nenhum candidato da região ter sido eleito à ALERJ, também prejudica.  Tornarei a tanger neste assunto.
-
15h26min.         -          adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: