segunda-feira, 26 de março de 2012

REFORMA URBANA

O Prefeito de Angra, TUCA JORDÃO, que é engenheiro civil por formação profissional, já havia adiantado que na necessária revisão do Plano Diretor da cidade não se pode deixar perder de vista a importância de se repensar a cidade toda, incluindo nisso a criação de novos bairros, a verticalização em alguns lugares do município, a recuperação das áreas degradadas, assim como se faz imperioso uma política de desmobilização social juntos as muitas famílias que hoje residem em áreas de iminente risco -seja de deslizamento de terras ou de alagamentos, aliado a uma agressiva política habitacional, enfim. Sempre toco neste assunto aqui no blog -há anos. O bairro da Japuíba cresce assustadoramente, além de estar recebendo equipamentos públicos de grande porte, sendo que o Hospital será 'estadualizado'; o centro da cidade está impraticável em sua engenharia de tráfego, e ainda tem o projeto de ampliação do Porto da cidade, que vem sendo providenciado, já havendo o comprometimento de, entre outras atividades, mobilidade urbana. A Câmara Municipal já tem projeto para um prédio próprio, o TJ constrói um novo e grande Fórum -e por aí vai.
Sugestão:
Que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Angra, juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Cmuma), e a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o CREA local, a Associação de Enegenheiros e Arquitetos, o Conselho de Turismo e a OAB, principalmente, consigam dialogar para encontrasr caminhos e soluções -a cidade precisa. A realização de workshops, fóruns temáticos, seminários, enfim, não podem ser idéias descartadas, quando se pode interagir com especialistas e projetos que estão dando certo Brasil e mundo à fora. Em tempos de Rio+20, nada melhor.
> Em 29/09/10, após uma conversa com ALEXANDRE TABET (hoje Secretário de Governo), publiquei:_"Próxima parada - Ariró".
Leitura:
Deixo algumas dicas sobre assuntos correlatos -dos mais recentes (à título de ilustração)
Aqui, você lê sobre eventos programados pelo Instituto Pólis
Aqui, você lê uma experiência de como SP exije de um grande empreendimento
Aqui, você lêque a verticalizaçã reduz enchentes em SP, pelo estudo da USP
Aqui, você lê que a promoção dos megaeventos imobiliários é apenas a cereja do bolo
Por fim, recomendo que adquiram a edião da revista Fórum (Março/2012), com a chamada de capa, sendo:"A crise das cidades", que, infelizmente, ainda não está disponível na rede para não assinantes. É uma ótima leitura.
-
11h10min.        -         adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: