segunda-feira, 2 de abril de 2012

LUIZ SÉRGIO DISCUTE TEBIG COM A PETROBRAS

Acabo de receber uma 'nota oficial' da assessoria do Deputado Federal, LUIZ SÉRGIO (PT/RJ), que sempre demonstrou apreço com este trabalho, informando que ele e o Vereador angrense ÍLSON PEIXOTO, estiveram reunidos com o Diretor de Abastecimento da Petrobras, PAULO ROBERTO COSTA, hoje (02/04), para discutir sobre o projeto de ampliação do Tebig (Terminal da Baía da Ilha Grande). A 'nota' diz que, o "diretor explicou aos parlamentares que a ampliação do terminal de Angra dos Reis é prioridade para a Petrobras e que a empresa não desistiu de realizar a obra. "O terminal de Angra é fundamental para a Petrobras e a obra de ampliação na verdade segue o projeto original que já previa mais pontos de atracação", disse Paulo Roberto Costa.

Outro trecho da 'Nota do Deputado'
O diretor afirmou ainda que o planejamento estratégico da Petrobras prevê a ampliação do Tebig, para atender a Reduc, Regap e exportações, e também a construção do terminal de Maricá para atender às necessidades do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. "A construção do terminal de Maricá não concorre com Angra. São duas obras importantes para a Petrobras e para o País. Nosso objetivo é fazer com que ambas sejam realizadas. Elas são fundamentais para a estratégia da empresa para os próximos anos".
disse, Paulo Roberto. 

Conforme previsto e já dito em postagens anteriores, o único obstáculo para a execução da obra é o licenciamento do empreendimento, por parte da Secretaria de Ambiente do Estado. Como não poderia deixar de ser, o Deputado LUIZ SÉRGIO faz coro com minhas postagens neste blog e nas redes sociais, conclamando a uinião de todas as forças políticas, e não a rivalização.

Declaração do Deputado, após a reunião
"O que ficou claro nessa conversa com o diretor Paulo Roberto Costa é que todos os agentes políticos de Angra precisam se unir para tentar convencer o governador Sérgio Cabral que o melhor para o estado, para Angra e para a Petrobras é realizar a obra de ampliação do Tebig". O deputado afirmou ainda que os argumentos para que o Estado não conceda a licença são fracos. "Os navios e plataformas que estão próximos a locais como a Lagoa Azul nada têm a ver com a operação do Tebig. Além disso o Tebig é a prioridade da Petrobras porque é a obra que causa menor impacto ambiental já que não existe necessidade de dragagem do canal de acesso e toda a estrutura já está pronta. Por isso os investimentos necessários são menores e o tempo para conclusão é menor".
disse, LUIZ SÉRGIO

 OPINIÃO
Depois comento esta boa 'nota' emitida pela assessoria do Deputado. Ficou claro, por mais uma vez, que o desafio está na mobilização popular, na união das forças locais e regionais e no convencimento técnico e político do Governador, de que o Tebig deve ser ampliado, contrariando assim a orientação de sua equipe ambiental. Se houver esse convencimento, quem passará a ficar em xeque será o Secretário CARLOS MINC, que já deu várias entrevistas desautorizando o Tebig, e MINC é do mesmo partido de LUIZ SÉRGIO. Outra coisa, o que o Diretor da Petrobras falou ao Deputado e ao vereador ÍLSON PEIXOTO demonstra diálogo institucional com a Transpetro, já que só veio a confirmar a mesma versão apresentada pelo Presidente SÉRGIO MACHADO às autoridades de Angra que estiveram com ele despachando sobre a mesma agenda. A política é mesmo dinâmica, o Tebig será capaz de enfim unir em Angra PT e PMDB em torno de uma agenda pública em comum, assim como os uniu em torno de uma agenda eleitoral em comum, no caso da eleição presidencial da DILMA?  A hora é de união, e não de dissenssão. É isso -perfeito.
-
14h39min.         -          adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: