quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

AEROPORTOS: ANGRA E A REGIÃO

A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (12), em Paris, que o Governo pretende criar cerca de 800 aeroportos regionais no país. Segundo presidenta, pelo projeto, cada cidade com até 100 mil habitantes deverá ter um aeroporto a, no máximo, 60 quilômetros de distância. “É uma necessidade também importante para o crescimento do país”, disse Dilma a empresários franceses, após participar do seminário empresarial Desafios e Oportunidades de Uma Parceria Estratégica. Além de um aeroporto a no máximo 60 quilômetros de distância em municípios com até 100 mil habitantes, a presidenta defendeu a construção de aeroportos nos pontos turísticos do país e disse que o governo tem recursos para isso. “Nós temos recursos para isso – originários até das outorgas que cobramos dos aeroportos, dos grandes aeroportos.”


OPINIÃO
Bem, antes de qualquer coisa, enaltecer a medida, sem dúvidas. Por outro lado, reconhecer a carência de infraestrutura logística é o primeiro passo para que qualquer esforço macroeconômico produza o resultado que busca, se não ficará patinando como é o caso  que está acontecendo hoje com as sempre frustradas previsões do Ministro da fazenda, GUIDO MANTEGA, sobre o crescimento e tamanho do PIB. Há que se investir muito mais no incentivo da ciência, pesquisa e avanços tecnológicos, além de formação de mão de obra qualificada, bem como propiciar e estimular um ambiente de indústrias que produzam muito mais. Na verdade, este é um debate em que economistas devem estar à mesa, eu sou só blogueiro. 

Quero mesmo é me ater a questão dos aeroportos, contextualizando o anúncio da Presidente DILMA para a realidade da região da Costa Verde fluminense.

Referências sobre o assunto:
Em 03/11/07, publiquei: "Aeroporto de Angra será ampliado"
Em 04/04/12, publiquei: "Estado encomenda estudo sobre aeroportos". Na ocasião, tomei por base de meu comentário uma 'nota' publicada no 'O Globo',  sendo esta:

'Negócios & cia'
Por FLÁVIA OLIVEIRA

No ar
A Secretaria Estadual de Transportes vai atualizar o plano aeroviário do Rio. Assinou termo de cooperação com a Agência Americana de Comércio e Desenvolvimento. Orçado em US$ 485 mil, o estudo indicará projetos de aeroportos e heliportos. Será finalizado em 2013. Há planos de um Terminal em Itaboraí.

Em 28/07/12, publiquei: "União irriga Estados"A notícia era a de que o governo preparava uma nova rodada de apoio financeiro aos Estados para apressar os investimentos prioritários em 2013. Diante da escassez de projetos considerados viáveis, o Palácio do Planalto negociava com governadores um programa conjunto, batizado de 'Agenda de Desenvolvimento Regional'. Talvez já fosse uma fase do planejamento que culminou com este anúncio mais recente da Presidente DILMA.

Nesse sentido, creio ser oportuno que as lideranças políticas de Angra e região se envolvam diretamente no assunto. De toda sorte, por meio da rede social, o Facebook, a prefeita eleita de Angra, CONCEIÇÃO RABHA, anunciou ter participado do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Estado, e esta é uma excelente notícia. É preciso estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas para fazer as coisas acontecerem, e isso exige mais que boa vontade e senso crítico, é preciso agir. Enfim, há muitas outras referências em meu blog de minha contribuição com o assunto de desenvolvimento regional e local.
-
12h50min.     -       adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: