segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

AS ESCOLHAS DA PREFEITA ELEITA DE ANGRA

Observação:
Este foi meu artigo entregue na quinta-feira passada (13), para ser publicado no jornal 'Voz da Costa Verde' que, em face de problemas extraordinários, estará disponível nas bancas só na noite de hoje, portanto, estou publicando agora em meu blog, antes mesmo da edição impressa, para que não fique descontextualizado sobre a mensagem a que propus a redação. Espero que gostem.

Artigo:
AS ESCOLHAS DA PREFEITA ELEITA DE ANGRA
Ao que parece, está marcado o dia para que a Prefeita eleita de Angra, CONCEIÇÃO RABHA, faça o anúncio do seu primeiro escalão, ou seja, do staff que ele apostará para ajudá-la a tocar o seu governo de 'mudanças'. Fala-se na rede social Facebook que este evento será no mesmo dia da diplomação dos eleitos, ou seja, dia 17. Não vou me ater a nomes, se este ou aquele que for nomeado tem ou não capacidade para realizar isso ou aquilo, nada disso. Vou abordar brevemente o desafio que tem pela frente os escolhidos da prefeita.

CONCEIÇÃO RABHA, que já passou pelo Executivo e pelo Legislativo, não é nenhuma neófita no assunto, todavia, a condição de prefeita lhe confere responsabilidades antes não experimentadas, e é perfeitamente possível considerar que as expectativas criadas em torno de suas propostas seja também o seu principal foco. Pois bem, vou falar:

Minoria na Câmara:
Construir uma base de sustentação parlamentar é o primeiro passo. Não será nada fácil. Não a construção, mas a sua manutenção. Para isso, para que não se exponha o tempo todo e termine sendo a fiadora dos acordos e a palavra em última instância quando não houver consenso, ela terá de nomear alguém para essa interlocução. Este alguém, por sua vez, não pode ser só uma expressão figurativa, terá que ter habilidades especiais para lidar com vereadores que sabem exatamente da conjuntura que atuam, com parlamentares que tem pretensões eletivas maiores que o mandato que exercem. O nomeador terá que ter autonomia institucional, e força política. Enfim, terá de ser alguém que fale por ela e com sua anuência, até que ela mesma seja a única solução.

Staff e acordos políticos:
Com a querela judicial em torno da arrecadação com o ICMS e os indicadores de perda de mais R$ 35 milhões já para o exercício fiscal de 2013; com as dificuldades fiscais já anunciadas; com medidas de elevado alcance popular e social precisando ser mantidos (por projeção própria e por ter sido apalavrado na campanha eleitoral), que é o caso do 'Passageiro Cidadão', enfim, por demandas e agendas que se impõem alheias ao programa defendido no pleito eleitoral, a gestão requer cuidados especiais, exponencialmente no primeiro semestre. Na outra ponta, há os 'acordos políticos e partidários' que certamente foram assumidos para a composição da chapa concorrente, todavia, sem a garantia de que tais partidos terão quadros capacitados tecnicamente e articulados politicamente à disposição. E mais, ainda que os tenham, não há garantia de que estes serão os indicados. Portanto, mais que ser prefeita e ter a caneta que resolve, a CONCEIÇÃO RABHA, terá que dispor de um staff que some na gestão, que busque dinheiro 'novo', que tenham trânsito com suas bancadas na Alerj e em Brasília. Enfim, as escolhas da Prefeita - o começo de tudo.
-
14h23min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: