sexta-feira, 10 de maio de 2013

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2013

PAUTA DO LEITOR
( Recebido por e-mail )

Mais uma vez se aproxima o mês de junho e, consequentemente, dia do Meio Ambiente. Tradicionalmente, parece que as pessoas só se lembram da grave crise socioambiental que vivemos quando, em função deste dia, os diferentes tipos de mídias dão destaques para estas questões e várias instituições preparam eventos para “comemorar” ou criar um espaço de reflexão sobre as relações entre sociedade e meio ambiente.

Porém, é fundamental destacarmos que Semana do Meio ambiente é toda semana, da mesma forma que o dia do meio ambiente é todo dia. Especialmente, porque, quando pensamos em meio ambiente estamos pensando sobre um bem de natureza difusa, isto é, do qual fazemos parte e temos parte. Isto mesmo, todos devemos nos sentir parte e ter parte e não apenas poucos, privatizando aquilo que deve ser coletivizado.

A partir da clareza desta totalidade, é que devemos pensar também a gestão do ambiente como uma responsabilidade de diferentes segmentos e atores sociais. Por isso mesmo, devemos pensar um caminho onde a gestão ambiental seja entendida como uma responsabilidade pública – dos governos, das empresas, das organizações da sociedade civil, enfim, de todas as cidadãs e cidadãos das comunidades das mais diversas regiões do planeta. 

Essa perspectiva é que nos orientou a organizar o evento deste ano, como uma forma de convite para que todos e, não apenas alguns, começassem a buscar caminhos e estratégias para consolidar o diálogo e a construção de ações afirmativas em relação às principais questões socioambientais em nosso município.

Para atingir este objetivo, estamos organizando uma série de atividades que buscam atingir os diferentes públicos, da educação infantil até universitários, professores, lideranças comunitárias e a população de um modo em geral. Estas ações acontecerão no período de 02 a 07 de junho, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), das 8h30min às 21 horas e em algumas comunidades e escolas. Entre estas atividades podemos citar: mostra de vídeos ambientais, de cinema nas comunidades, apresentação de projetos, encontros de formação e mesas de debates.

Período: de 02 a 07 de junho.
Gestão Pública e Sustentabilidade – uma responsabilidade de todos.
Ivan Marcelo Neves - Subsecretário de Meio Ambiente de Angra dos Reis/RJ
-
23h21min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: