quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

PREFEITA DE ANGRA SUBMETE SEU 1° ANO ÀS OITIVAS

Cabem diversas leituras sobre o exercício administrativo da prefeita de Angra, a petista Conceição Rabha, nesse seu 1° de 4 anos de mandato em Angra/RJ. Ela governa sob o olhar atento da sociedade - que expressa-se de diversas formas - e todas tem seu valor e devem ser analisadas com cuidado. 


Entre as muitas manifestações que eclodiram sobre sua gestão, destaco: a voz ríspida da oposição na Câmara Municipal, amenizada já próximo do fim do ano. Isso não significa dizer que esses tonas mais agudos tenham certificado qualidade à voz dos que se opõem, essa é uma outra avaliação que precisa ser feita com outra abordagem. De toda sorte, para sim ou para o não, foi esse mesmo alarido que não deixou o Governo do PT na cidade sentir-se o dono da rinha, o que o fez ter que sentar e negociar sobre a deliberação das principais matérias deste ano, logo, tem também seu peso - assim como decibéis... 

...A insurgência de atores que estavam alinhados à base governistas, tais como o Presidente do Legislativo municipal; um intrincado processo de negociação salarial com os servidores do Município, inclusive com churrasco na porta da Prefeitura; chuvas e equívocos no encaminhamento dos procedimentos administrativos; soluções caras e paliativas para os resíduos sólidos, que carecem de uma gestão definida; espuma no mar da Baía da Ilha Grande, afugentando turistas e prejudicando setores da economia local; regulação do programa de subsídio ao transporte público - o Passageiro Cidadão: 

A reforma administrativa, encomendada à FGV, que ainda não chegou à discussão na Câmara local, mesmo já tendo havido mexidas em nomes e não em estrutura organizacional é um dos pontos fortes que precisa ser compreendido, já que a prefeita discusou creditando à esta "reforma" a sua digital de ruptura com o modelo de gestão herdado; um PLHIS que avance com o necessário redimensionamento da infraestrutura urbana e um novo modelo de cidade com controle de ocupação urbana e planejamento territorial, ao que sabemos que não há desabastecimento, mas há falta constante e, em alguns lugares, ininterrupto de água. 

Para esta agenda da moradia popular, aprovou-se alterações no uso do solo e espera-se que praticamente um novo bairro seja construído às expensas do bairro Banqueta. E há muitas outras questões, como o caso da Faculdade de Medicina e o Hospital da Japuíba, iniciativas tributárias, fiscais, de ordem urbanística e também social - como o crescente registro de população desassistida de rua, que precisam ser encaradas de frente, equacionadas.

Entrevista Coletiva à Imprensa
e Bate-Papo com Membros das Redes Sociais

Para tanto, está previsto para amanhã, 26/12, uma entrevista coletiva da Prefeita Conceição Rabha com a imprensa tradicional e, logo depois, um bate-papo com militantes das redes sociais, entre os quais, blogueiros, donos de páginas e perfis ativos no facebook e twitter e representantes de rádios comunitárias.Uma inovação nesse sentido, sem dúvida. Ela, ao que parece, fará uma exposição da retrospectiva de 2013 e da perspectiva para 2014 sobre sua administração, quando se porá disposta aos questionamentos livres dos jornalistas e repórteres dos meios  de comunicação convencional, e também à uma conversa aberta com os ativistas digitais.

 A Prefeita de Angra submeterá portanto seu 1° de 4 anos de mandato às oitivas públicas.  À tarde, sendo possível, farei uma entrevista com o vice-prefeito da cidade, Leandro Silva - e outras estão sendo pedidas, havendo respostas, aviso.
Estarei lá, se Deus quiser.
-
18h48min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: