terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

JORGE EDUARDO: AÇÃO ISOLADA, REAÇÃO MACIÇA

"O Legislativo angrense havia aberto um processo seletivo simplificado para a contratação de dez profissionais na área de comunicação. O problema é que ninguém ficou sabendo do tal processo, a não ser, claro, os indicados do presidente da casa, vereador Jorge Eduardo Mascote, que preencheram as vagas. O processo seletivo foi publicado no site da Câmara no período de férias dos vereadores, quando se imagina que o volume de informações do legislativo seja menor. Como é, aliás".
Jesiel Ferreira, jornalista


OPINIÃO
Conversei com alguns vereadores no dia de ontem (10) acerca do caso, e estes negam que sabiam do caso. estão atônitos. A repercussão foi imediata nas redes sociais. Li uma matéria bem apurada no semanário angrense Maré, e uma crítica na coluna da jornalista Danielle do jornal A Cidade. Li também a Nota Oficial da Câmara, subscrita pelo setor jurídico. Me atentei para a pressa da coisa toda, e para a firmeza com que defende o ato administrativo o Presidente da Casa, o peemedebista e postulante à majoritária, Jorge Eduardo. Tudo isso eu fiz, além de ler as manifestações no Facebook, principalmente. A batata continua assando. 

Pois bem, entendo que o vereador vacilou, deu uma tremenda mancada e, de certo modo, mancha sua história política a frente do Legislativo. É gente boa, ou faz-se assim, mas é imperdoável essa sua atitude. O ápice dessa questão seria ele estar concedendo entrevista agradecendo aos comentários elogiosos pela absoluta transparência e ampla publicidade sobre as prévias dessa matéria, não ficar tendo que dar garantias à sociedade - que reclama, porque tem debaixo do braço uma orientação para justificar o caso. Advogados cumprem o seu papel ao fornecer as instruções quanto a segurança jurídica dos procedimentos, mas a decisão é de cunho político. É tratativa de gestão, que, neste caso, mostrou-se falha.

Está previsto para logo mais, talvez até já esteja ocorrendo, uma reunião dos vereadores de Angra/RJ para discutir o assunto. Não sei exatamente o que pretende o vereador com tudo isso, mas é certo que houve a seleção e os critérios para essas escolhas não está muito claro. Há, segundo postagens nas redes sociais, questionamentos feitos no Ministério Público, e que bom - porque isso termina filtrando melhor as coisas e jogando mais luz em uma matéria que nasce sob pesadas indagações. 

Eu espero que tudo seja revisto, porque a falta de publicidade é crime. A publicidade feita pelo site da Câmara é pequena, resta pedir uma cópia da análise de acessos do sítio oficial da Casa referente ao período em que se anunciou essa questão e compará-lo ao tamanho da cidade e sua população. E mais, ainda que justifique-se legalmente, peca social, institucional e politicamente.

Há muita coisa mesmo para ser discutida, mas o vereador Jorge Eduardo, com mais esta, não fica bem na foto. É a minha percepção do caso. 
-
09h17min.      -    adelsonpimenta@ig.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de parabeniza lo pela bela escrita, e gostaria de ressaltar que isto tudo aconteceu num remanejamento de cargos, pois alguns de seus assessores haviam perdido os cargos na Prefeitura e ele teve que fazer este esquema ai para recompor sua equipe,pois se olharmos quem trabalha hoje na assessoria de comunicação poucos são os profissionais qualificado para tal serviço, a maioria de sua propria igreja, deixando de lado profissionais qualificados que estão desempregados aqui em angra dos reis, soube que tem editor ganhando quase 10.000,00 cada um, e olha que eram tres antes deste, agora contrataram mais um.
realmente e um absurdo isso, ja me falaram que esta área o Presidente nao tem poder de decidir e que a Sec de comunicação Jaciara Santos é quem decide quem entra e como entram la na camara.