segunda-feira, 9 de abril de 2012

GRAÇA FOSTER ASSUME PREOCUPAÇÃO COM PRAZOS

Olá, bom dia, permitam fazer esta introdutória:
Me perdoem o fato de não ter havido mais frequência nas atualizações, é que estou me desdobrando para cumprir com outros compromissos profissionais, de maneira que meu tempo tem sido escasso, muito aquém do que gstaria de ter para me dedicar ainda mais a esta paixão que é este blog. Espero que me compreendam.
Isto posto, vamos à prosa:
Em 04/04/12, publiquei:_"As contradições da Petrobras com a economia nacional". Esta postagem gerou um grande debate de opiniões (muito interessante, diga-se de passagem) nos grupos de discussão do facebook, principalmente no 'Angra em Debate'. 
Em 06/04/12, publiquei:_"Entrevista com Graça Foster". Na verdade, muito por conta da repercussão da postagem, em face da dificuldade expressada pelos leitores de adquirirem um exemplar da revista de referência, resolvi scanear as folhas com essa entrevista e socializá-las pelo blog.

Hoje, segunda-feira,
09/04/12
no 'IG Economia'
 Atrasos de estaleiros podem afetar pré-sal. 
Presidente da Petrobras diz que tem lhe tirado o sono: 
70% das sondas contratadas são de empresas que não existem 
ou têm problemas 
A presidente da Petrobras, Graça Foster, reclama que os estaleiros brasileiros lhe têm tirado o sono. Os números das encomendas deixam claro o motivo: até 70% das sondas que a companhia contratou no País para explorar o pré-sal serão montados em estaleiros que ainda não existem ou que atravessam graves problemas de atrasos e gestão. Além disso, aqueles em operação já estão assoberbados com encomendas. Um atraso na entrega das sondas significaria retardar a transformação das reservas do pré-sal em caixa para a companhia. Os próprios estaleiros estão pessimistas com as primeiras sondas, que têm entrega prevista para 2015. "A única certeza que se tem ao começar um projeto de construção é de que não vai acabar no prazo", confessa um presidente de estaleiros envolvido no projeto. "Não estou dizendo que é impossível (cumprir o prazo), mas é muito difícil. Fazer algo pela primeira vez é sempre complicado."
Aqui, você lê a íntegra desta matéria

OPINIÃO
Quando opino, o faço com extrema responsabilidade e sabendo exatamente sobre o que falo. Não lancei dúvidas acerca desse evento, mas profundas preocupações. Quem leu minha postagem (link acima) sabe disso, mas houve incompreensão nas redes sociais, principalmente por militantes -por quem nutro respeito, carinho e admiração- que me diziam que eu estava preocupado com a economia e questões técnicas, mas que eles faziam política. Então, passado o vento da ideologização, voltamos ao terreno sólido das coisas -o pragmatismo. A Presidente da Petrobras, GRAÇA FOSTER, técnica e especialista que é no assunto, não poderia, creio eu, jamais deixar passar em branco essa situação e agora sim, com esta colocação, ela enfim joga a luz necessária sobre a questão -e prova cabalmente não tratar-se de uma mera questão 'política', e sim 'pragmática. Ufa, a bola voltou ao chão, e assim fiuca mais sensato, racional, lógico e fácil de se discutir. Tenho por certo que, assim como esta questão, há outros que virão à baia -que me conferirão razão ou sentido sobre o que tenho me dedicado a opinar por aqui. O Brasil está acima de nossa convicções partidárias. 
Grato Senhore(a)s pelo apreço.
-
10h31min.        -          adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: